segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Debates, Debates, Debates

Ocorreu ontem, na Rede TV! mais um debate dos presidenciáveis da nossa nação.
Estiveram presentes os candidatos José Serra (PSDB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Marina Silva (PV) e Dilma Roussef, do PT.
Foto: G1

E, ao contrário de ser esclarecedor, que é o que se espera de um debate, apenas assistimos aos candidatos trocando críticas, se utilizando de argumentos inválidos e não apresentando nada de concreto.
Analisando esse e os outros debates, vimos que a candidata Marina Silva, que junto ao candidato Plínio estava se destacando nesse tipo de programa, não estava concentrada e acabou cometendo alguns erros, como toda réplica esquecer que ela tinha um minuto e meio para resposta e não trinta segundos.
Dilma Roussef tem se mostrado extremamente boa na esquiva. A candidata consegue não responder diretamente nenhuma das questões levantadas, desviando o foco da pergunta para algum que ela, provavelmente, sabe discursar. [Comentário do blogueiro: gostaria de parabenizar o Pânico na TV pela personagem dela no programa: é MUITO parecido.]
José Serra continua usando os escândalos jogados a torto e a direito no ventilador (coincidentemente na época das eleições) para se alavancar. Mostra o quanto o candidato e o partido estão desesperados pela popularidade que o presidente Lula está passando à sua sucessora.
E, por último, temos o nosso Nanico Inflamado, Plínio de Arruda. Confesso que acho que os debates deste candidato são muito bons, apesar dele não ter com quem discutir as ideias. Outro ponto preocupante foi a seguinte declaração: "Entro nessa campanha com 80 anos, com 60 anos de vida pública, porque o PSOL, o meu partido, quer que você conheça as soluções que não seriam ouvidas por você se eu não estivesse aqui. Estamos propondo o futuro"
Será que um senhor de 80 anos consegue assumir a responsabilidade de chegar a presidência?
Outra coisa: será que o Brasil está realmente pronto para uma revolução socialista? Como Plínio de Arruda Sampaio irá fazer isso acontecer?

Será que é um desses que queremos governando o Brasil?

ps.: O candidato Plínio de Arruda me arrancou boas risadas ontem. Quando questionado pela Dilma Roussef sobre a importação de navios de Cingapura e Coreia pela Petrobrás ele soltou a pérola: “Agora você pegou o Plínio no pulo!”

4 comentários:

  1. O Plínio é de morrer de rir mesmo! Mas enfim, são apresentações como essas que cada dia me deixam com mais vontade de votar nulo, mas ainda estou resistindo na Marina. Não que ela seja uma boa opção, mas me parece a menos pior (como sempre, estamos votando no menos pior!).
    E parabéns pelo blog, está ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Como disse a Marina:

    Vamos usar o debate, para debater PROPOSTAS ao invés de ficar brincando de fazer ataques.

    Achei muito engraçado o debate, mas só para isto que ele prestou, para me fazer rir.

    ResponderExcluir
  3. Mateus, fiquei muito feliz ao me deparar com seu blog! É um espaço interessante que visa nos mostrar a opinião política da juventude atual. Achei interessante descobrir que você se preocupa com isso e desejo que muitos façam o mesmo! Ótima postagem sobre o debate! Ah se todos os jovens (e adultos também) se preocupassem com este assunto tão importante! UM abraço!

    ResponderExcluir